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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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OBSERVAÇÃO DE ESTÔMATOS EM FOLHAS DE TRAPOERABA-ROXA OU DINHEIRO EM PENCA

estÃmatos das duas plantas podem ser facilmente visualizados em lupa comum, sem qualquer corte ou preparaÃÃo das folhas. Os estÃmatos sÃo poros por onde ocorrem as trocas gasosas (entrada de gÃs carbÃnico e saÃda de oxigÃnio), na fotossÃntese e saÃda de vapor de Ãgua, na transpiraÃÃo.

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Marreca-de-pé-vermelho, Cafezinho, Ananaí ( Amazonetta brasiliensis )

Comprimento: 40cm IdentificaÃÃo: à um pato relativamente pequeno. O corpo à predominantemente marrom, os pÃs vermelhos, especialmente no macho e hà uma mancha branca nas asas que sà pode ser notada no vÃo. Difere da marreca-asa-branca - Dendrocygna autumnalis - por ser bem menor, mais escura e pela Ãrea branca na asa ser relativamente maior. O macho apresenta as bochechas claras, enquanto na fÃmea existem apenas manchinhas claras na cabeÃa. à uma das marrecas menos exigentes quanto ao seu habitat, ocorrendo em praticamente qualquer local onde haja Ãgua, desde grandes rios amazÃnicos atà chafarizes e pequenos lagos artificiais, mesmo os poluÃdos. Alimenta-...

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  • Categoria: Tese ou Monografia
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A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades

O presente trabalho vincula-se ao projeto Fapesp Ensino PÃbico intitulado âElaboraÃÃo de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciÃncia, à sociedade e ao ambiente na escola bÃsica com Ãnfase na regionalizaÃÃo a partir dos resultados de projeto de PolÃticas PÃblicasâ e tem como objetivo investigar as potencialidades da cartografia em prÃticas pedagÃgicas que valorizem o lugar e a realidade do aluno, assim como as possibilidades apresentadas por este recurso para o trabalho interdisciplinar, constituindo-se em um eixo interessante para o diÃlogo entre disciplinas. Para isto, foi realizada uma anÃlise do projeto pedagÃgico elaborado pela escola estadual Profe...

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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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Português e o estudo do meio: uma parceria com geografia

A experiÃncia relatada a seguir procurarà tratar de uma tentativa de interdisciplinaridade entre as Ãreas de PortuguÃs e Geografia. Nesta pesquisa PortuguÃs e Geografia agiram ao mesmo tempo com trocas de informaÃÃes se interpenetrando em seus campos de aÃÃo para que o aluno estabelecesse uma relaÃÃo de sentidos, sentidos esses, que forneceram saltos qualitativos para que ele entendesse o local onde vive. A experiÃncia ocorreu na atual 6 sÃrie no perÃodo noturno.

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  • Categoria: Tese ou Monografia
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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Atualizado em 09/05/2011

Os avanÃos no desenvolvimento das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interaÃÃes sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediaÃÃo da comunicaÃÃo (sÃtios, blogs, wikis, webconferÃncia etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formaÃÃo continuada de professores, seja no aspecto da formaÃÃo ou na gestÃo dos trabalhos. Com essa pers...

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  • Categoria: Apostila ou Roteiro de Aula
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Movimentos dos materiais e da energia na natureza

Guia do professor desenvolvido pelo projeto EMBRIAO sobre o tema: Movimentos dos materiais e da energia na natureza. Este guia aborda os seguintes produtos: (Ãudio): â Entrevista: Compostagem de alimentos (VÃdeos): â Energia: Trocas de energia entre homem e ambiente â Energia: Energia e vida (Softwares): â Ciclo do oxigÃnio â Viajando com o nitrogÃnio â volume 1 â Viajando com o nitrogÃnio â volume 2 â Qual à a palavra? Movimentos dos materiais e da energia na natureza

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  • Categoria: Apresentação
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Práticas de Ensino de Biologia a partir das Tecnologias Digitais: aprendizagem colaborativa no ciberespaço.

Este Ambiente Virtual de Aprendizagem tem por objetivo fomentar a utilizaÃÃo das diferentes Tecnologias Digitais de ComunicaÃÃes e InformaÃÃes (TDICs) na prÃtica docente de Biologia no Ensino MÃdio a partir dos relatos de experiÃncia dos professores, em suas vivÃncias, com as TDICs no chÃo da sala de aula. A ideia à viabilizar trocas e experimentaÃÃes sobre as possibilidades pedagÃgicas das TDICs no ensino de Biologia que jà foram testadas previamente por vocÃs ao longo da prÃtica docente o que poderà contribuir, sobremaneira, para o seu uso mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Esse AVA tambÃm oportuniza o debate sobre os desafios da nossa prÃtica docente...

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  • Categoria: Áudio
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5 curiosidades sobre as abelhas

As abelhas se comunicam de formas interessantes. Elas usam cheiros especiais chamados feromÃnios, que sÃo como bilhetes quÃmicos, para coordenar suas tarefas. Esses cheiros dizem coisas como de onde sÃo, que tipo de abelha sÃo e se sÃo machos ou fÃmeas. AlÃm disso, as abelhas tambÃm danÃam para se comunicar. Por exemplo, elas podem danÃar para mostrar onde tem flores com nÃctar, evitando que as outras abelhas desperdicem energia procurando. Nas colmeias, a organizaÃÃo à muito precisa. As abelhas tÃm diferentes tarefas, e suas aparÃncias tambÃm sÃo diferentes, principalmente entre machos e fÃmeas. As abelhas operÃrias sÃo fÃmeas que nÃo podem ter filhotes, e elas ...

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